Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

o Evangelho, a Luz da Vida

O Evangelho é o sol de nossa vida porque nele está Aquele que é a luz do mundo, a luz de Deus que ilumina toda pessoa: Nosso Senhor Jesus Cristo.

O que seria da terra sem o sol? De certo, um planeta congelado, deserto, perdido na escuridão do universo sideral. Mas porque o sol fornece luz e calor, a vida é possível na terra. Por causa do sol, as árvores crescem, os rios correm, os ventos sopram…

E o que seria de nossa vida sem o Evangelho de Cristo? O que seria de nossa vida se não soubéssemos que Deus nos criou por amor, nos perdoou por amor e nos espera por amor? O Evangelho é o sol de nossa vida porque nele está Aquele que é a luz do mundo (Jo 8, 12), a luz de Deus que ilumina toda pessoa (Jo 1, 9): Nosso Senhor Jesus Cristo.

Todos os domingos, a Liturgia da Santa Missa nos apresenta a “Liturgia da Palavra”. Através de textos bíblicos, sobretudo os Evangelhos e os Salmos, a liturgia nos ajuda a viver o nosso chamado à comunhão com o Senhor Jesus Cristo. Na Liturgia da Palavra na Santa Missa, encontramos a Bíblia em forma de vida, em forma de Palavra viva, e, com a força do Espírito Santo, esta palavra move e ilumina a nossa existência.

A principal destas proclamações bíblicas é o Evangelho, pois o Evangelho é o coração da Bíblia, já que nestes quatro livros encontramos a fonte principal de nossa fé no Filho de Deus encarnado. É pelo Evangelho que a luz de Deus entra em nossas vidas. É por isso que, ao participar da Santa Missa, devemos ter uma atitude de abertura total à Palavra de Deus. Algo que ajuda nesta abertura é sem dúvida a meditação prévia do Evangelho e das demais leituras bíblicas do dia.

Meditar o Evangelho não é, em primeiro lugar, buscar “entender o texto”. Nós não lemos para entendê-la, mas para entender a nossa vida à luz da Palavra de Deus. Meditar o Evangelho é ponderar a nossa vida à luz das palavras de Cristo. Lemos e meditamos para confirmar o caminho certo que já estamos percorrendo e para nos corrigir dos extravios que fazemos.

No Evangelho encontramos uma luz divina que, pela nossa contemplação, nos inunda por dentro e por fora, nos traz alegria e nos fortalece, nos dá sabedoria e nos converte cada vez mais a Deus que tanto nos ama.

Como missionários da Palavra de Deus, oferecemos aqui a quem acessa o nosso site modestas meditações sobre o Evangelho e os demais textos bíblicos do domingo. Com isso, esperamos colaborar com a sua preparação para acolher a Palavra de Deus. Assim, a recepção do Corpo e do Sangue do Senhor no Sacramento da Eucaristia será muito mais espiritualmente saborosa e eficaz. 

Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas mas terá a luz da vida. Jo 8, 12

comentários litúrgicos

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion
portal[arroba]sion.org.br