Centro de Estudos Judaico-Cristãos de Madri / Encerramento do acadêmico 2016-2017

José Maria Leite


Ontem, 23 de maio às 19h30, o Centro de Estudos Judaico-Cristãos de Madri – Espanha (www.cejc-madrid.org) realizou sessão solene de conclusão do ano acadêmico 2016-2017.

O Centro, único órgão oficial da Igreja Católica espanhola dedicado às relações com o judaísmo e o povo judeu, foi fundado pelas Irmãs de Sion em 1969 e erigido em 1972 por Dom Vicente Enrique y Tarancón, então cardeal de Madri, como instituição diocesana.

Desde sua fundação o centro coordenado e animado pela Congregação de Nossa Senhora de Sion, primeiramente pelas irmãs e atualmente pelos irmãos.

Diversas são as atividades do Centro: estudos semanais (em 2016-2017 a temática geral foi: “Os desafios do diálogo judaico-cristão no século XXI”), curso de hebraico, viagens à Israel e aos sítios judaicos da Espanha, celebração do 20 de Janeiro...
Destaco ainda a publicação semestral da Revista El Olivo e a Circular Informativa trimestral.

A sessão de ontem contou com a presença de inúmeros alunos, sócios e amigos do Centro e autoridades religiosas, acadêmicas e diplomáticas entre as quais o Sr. Itzhak Erez Arzuan, Consul de Israel na Espanha, Sr. Isaac Querub Caro, presidente da Federação das Comunidades judaicas da Espanha e Dom Carlos Osoro Sierra, cardeal Arcebispo de Madri. Os dois últimos presidiram a sessão.

A Conferência de conclusão das atividades acadêmicas do período 2016-2017 foi realizada pelo Ir. Elio Passeto, nds e teve por tema “Consequências teológicas para os cristãos do avanço do ensinamento da Igreja sobre o judaísmo. ”

A sessão solene encerrou-se com a entrega de diplomas aos alunos que concluíram o Curso neste ano, seguida de uma confraternização.

Rolar até o topo