Irmãs de Sion: Primeiros Votos

Cristóvão O Silva


Na missa da Apresentação de Jesus no Templo, neste último 2 de Fevereiro, quatro noviças da Congregação de Nossa Senhora de Sion pronunciaram seus primeiros votos comprometendo-se assim por 3 anos à Igreja e à Congregação. A cerimônia teve lugar no lindo monastério de São João in Montana, conhecido simplesmente como “Ein Kerem”, nome do vilarejo em que se encontra.

​As novas irmãs são:

Lúcia de Fátima, brasileira; Maria O. Malau, indonésia; Nancy Mena e Andrea Chacón, costarriquenhas.

Fizeram-se presentes na cerimônia Irmãos e Irmãs de Sion vindos de várias partes do mundo, inclusive das regiões de onde vieram as jovens e para onde estão sendo enviadas. A linda música da celebração ficou a cargo de Ir. Tiago e de Veronika, uma amiga de Sion vinda da Polônia especialmente para este fim.

A missa foi presidida pelo Padre Carlos Vasconcelos, um irmão de Sion, e concelebrada por Padre Pierpaolo, da Congregação dos Padres Combonianos. O Ir. Elio Passeto, da Congregação dos Irmãos de Sion, foi o convidado especial a apresentar uma reflexão sobre os leituras da liturgia. Em sua meditação, ele percorreu as origens e o desenvolvimento histórico da Festa da Apresentação do Senhor, fez uma análise teológica de cada uma das leituras e, a partir do texto de São Lucas sobre a apresentação de Jesus no templo, procurou traçar o significado da profissão de votos que as jovens pronunciariam instantes depois.

O texto completo em Inglês da Reflexão do Ir. Elio Passeto pode ser acessado por este link.

Uma novidade nesta última profissão de votos foi a transmissão ao vivo do evento, o que possibilitou que muitos interessados pudessem acompanhar a celebração desde várias partes do mundo. Segundo informações, mais de 40 pessoas assistiram à transmissão, cuja gravação continua disponível neste link.

Depois da missa, a festa continuou em Ein Kerem com um almoço servido na sala de jantar principal da casa. A partir das 4:30, Irmãs e Irmãos de Sion, bem como amigos e demais convidados, reuniram-se na sede do Noviciado para um momento de ação de graças e confraternização. Naquele momento, já sem a tensão natural da importante celebração, nós conversamos com as novas irmãs, com a mestra de noviças, ir. Juliana Baldinger, com ir. Sr.Darlene DeMong, da equipe de formação, e com a superiora geral das Irmãs de Sion, Ir. Mary Babic. (Confira o vídeo abaixo, em Inglês)

As novas irmãs já receberam a sua primeira missão. As irmãs Andrea e Nancy retornam a Costa Rica, onde se integrarão na comunidade de Turialba; a Irmã Lúcia parte para uma missão em Berba, no Egito; e a Irmã Maria Malau estará no Ecce Homo em Jerusalém por um período de 3 meses.

Parabéns às novas irmãs Andrea, Lúcia, Maria e Nancy. Que Nossa Senhora de Sion conduza o seu ministério e que vocês sejam sempre testemunhas do amor de Jesus por Israel, seu povo.

Rolar até o topo